Logo Cabra e Ovelha
Advertisement
Publicidade



Workshop discute inovação e gestão na caprinocultura e ovinocultura


 -

As alternativas de inovação e gestão nas cadeias produtivas da caprinocultura e ovinocultura estarão em debate no 14º Workshop Produção de Caprinos na Região da Mata Atlântica, que acontecerá nos dias 7 e 8 de julho em Coronel Pacheco (MG), durante a programação do CabraFest de 2017. Políticas públicas para o setor produtivo e aspectos para a qualidade na produção do leite de caprinos e ovinos estarão em pauta no evento, voltado para Pesquisadores, produtores, professores, estudantes e técnicos da área de Ciências Agrárias, especialmente os interessados em pequenos ruminantes leiteiros.

Segundo a pesquisadora Izabel Carneiro, do Núcleo Sudeste da Embrapa Caprinos e Ovinos, o destaque aos temas da gestão e inovação foi demandado pelos participantes da edição anterior do Workshop. “Discutiremos a possibilidade de influenciar políticas públicas, como estratégia para que as duas cadeias consigam caminhar juntas e falaremos sobre caprinocultura e ovinocultura de leite para agregação de valor a pequenos produtores. Também traremos experiências de produtores, pois este tipo de comunicação entre eles sempre é producente”, destaca ela.

O Workshop começa na manhã o dia 7, com painel sobre Sistemas de Produção de Leite Caprino e Ovino, que terá apresentações e debates sobre os temas: “Qualidade do leite de cabra: da ordenha à prateleira”, com a professora Cláudia Penna (UFMG); Alimentações de cabras leiteiras e seu impacto no sistema produtivo”, ministrado pelo professor José André Júnior (UFMG); “Afecções do sistema reprodutivo de cabras leiteiras”, com a professora Ana Lúcia Maia (UFF). O painel será moderado pelo pesquisador Jeferson Fonseca, do Núcleo Sudeste da Embrapa Caprinos e Ovinos.

No período da tarde, o painel será sobre Gestão e Inovação, com a participação do pesquisador Octávio Morais, da Embrapa Caprinos e Ovinos, que falará sobre políticas públicas como estratégia de desenvolvimento para a ovinocultura leiteira. Em seguida, Maria Aparecida Margotto, do restaurante Dom Camponês/Cia. Da Ovelha relatará experiências sobre comercialização do leite de ovelha e seus derivados. O painel também traz a professora Renata Costa, do Instituto de Laticínios Cândido Tostes/Epamig, que abordará questões sobre a fabricação de queijos com leite de cabra e de ovelha.

O 14º Workshop Produção de Caprinos na Região da Mata Atlântica é realizado pela Embrapa, Prefeitura Municipal de Coronel Pacheco e Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras da Zona da Mata de Minas Gerais (Caprima), com a colaboração da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Accomig/Caprileite) e da Associação dos Empregados da Embrapa Gado de Leite. O evento acontecerá no campo experimental José Henrique Bruschi, da Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco (MG).

Adilson Nóbrega (MTB/CE 01269 JP)
Embrapa Caprinos e Ovinos
caprinos-e-ovinos.imprensa@embrapa.br
Telefone: (88) 3112.7413

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/25002108/workshop-discute-inovacao-e-gestao-na-caprinocultura-e-ovinocultura

"Leia e assine Cabra & Ovelha - A Revista do Agronegócio"

"Cabra & Ovelha - Há 12 anos, sua parceira de Verdade"

"Solicite sua assinatura através do e-mail: assinatura@cabraeovelha.com.br"

"Leia e assine Cabra & Ovelha - A Revista do Agronegócio"

"Cabra & Ovelha - Há 12 anos, sua parceira de Verdade"

"Solicite sua assinatura através do e-mail: assinatura@cabraeovelha.com.br


Voltar